top of page

Meditação x Telômeros

🧬Os Telômeros são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos. Eles controlam o início do envelhecimento das células e a manutenção da estabilidade do patrimônio genético.


Com a idade a produção de telomerase diminui e os telômeros encurtam, provocando o envelhecimento das células.


Um estudo realizado na Universidade da Nova Inglaterra e publicado na Revista Científica

Psychology & Health no ano de 2020, consolidou pesquisas sobre meditação e comprimento dos telômeros por meio de uma meta-análise dos resultados de estudos que examinaram o efeito da meditação e fizeram uma comparação sobre o comprimento dos telômeros de participantes que meditavam com participantes controle (que não faziam uso da técnica) e demonstrou que os indivíduos em condições de meditação tinham telômeros mais longos. 


Em todos os estudos, um maior número de horas de meditação entre os participantes em condições de meditação foi associado a tamanhos de efeito maiores.


Essas descobertas fornecem suporte provisório para a hipótese de que os participantes em condições de meditação têm telômeros mais longos do que os participantes em condições de comparação, e que um maior número de horas de meditação está associado a um maior impacto na biologia dos telômeros. 


Os resultados da meta-análise têm significado clínico potencial, pois sugerem que as intervenções baseadas na meditação podem prevenir o atrito dos telômeros ou aumentar o comprimento dos mesmos, garantindo a boa saúde celular geral e aumento da qualidade de vida e longevidade das pessoas que praticam a meditação.  


🧘🏻‍♀️


Você tem o hábito de meditar? Pois saiba que ele pode influenciar e muito na sua qualidade de vida!!


Namastê 🕉


Referências: National Institute of General Medical Sciences; https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31903785/


Mariana Salgado – Biomédica & Instrutora de Meditação.

www.marisalgado.com

@acupuntura.marianasalgado

 




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page